Teatro de Arte de Moscou

Teatro de Arte de Moscou

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Há dez anos...

Caros,
Há dez anos ( o que vc estava fazendo a exatos dez anos???) eu comecei a escrever um jornal na internet, o Folha do Rangel, onde havíam reflexões sobre teatro e a arte da interpretação. Em cada número colocava uma discussão. aqui está o primeiro texto escrito àquela época. Alguma coisa mudou de lá para cá? A discussão que estava exposta continua a mesma? Pensem...
lá vai o texto, estreado em 1 de maio de 2000, dia do trabalho...

ATO 1 - Resistindo
Resistindo. É esse verbo que venho utilizando quando perguntado por parentes, amigos e companheiros de trabalho : " O que anda fazendo no teatro ?".
Poderia desenvolver um posicionamento negativista enumerando somente as mazelas e dificuldades de se fazer e viver de teatro no Brasil, mas vou optar primeiramente por um outro caminho e esperar a opinião de vocês.
Como muitos colegas, não me sinto mais em condições reais de afirmar que vou "abandonar o barco", em algum momento de indignação devido às já citadas mazelas profissionais. Imagino que isso seja mais fácil quando ainda se tem pouco tempo no teatro. Cada vez mais penso que temos que procurar nos adaptar, sem deixar de lutar por melhorias, dentro desses problemas para podermos viver da melhor forma possível. Em relação ao teatro, muitos colegas não aguentaram e desistiram. Muitos estão quase desistindo. Muitos "pensam" que desistiram ou que aguentarão viver com esta desistência. E a maioria que conheço, resiste.Reclamando, xingando, mas correndo atrás de contatos, oportunidades e de trabalho dentro do meio.
São os resistentes.
E é a vocês que eu mando um grande beijo neste dia 1o, dia do trabalho, dia de reflexão sobre o "nosso" trabalho e digo, com a maior certeza e firmeza do Mundo : Resistam !!!.
Dois pensamentos simples podem ajudar a resumir esta questão. Uma, do querido e talentoso colega da faculdade, que de tanto resistir é hoje um dos roteiristas da Globo, Celso Taddei : " Desistir é muito fácil, principalmente quando se trata de teatro". E é mesmo, Celso, as tentações para isto são enormes, devido às grandes dificuldades. E a outro do Zoroastro, também colega e amigo resistente não só como ator, mas também como músico-compositor e cartunista, falando sobre a falta de oportunidades de trabalho : " O trabalho de quem está sem trabalho, é acordar todo dia e procurar trabalho".
Assim sendo, os atores e diretores que sempre sonharam em viver exclusivamente do que mais gostam de fazer, vão procurando empregos satélites durante o dia e investindo em seus objetivos durante a noite, quando ensaiam seus projetos e espetáculos queridos.
Seja dando aula, fazendo projeto-escola e teatro-empresa, oferecendo cursos, gravando comerciais, ou mesmo se fantasiando de vaca em lançamento de margarina, resistam !
Ou mesmo aqueles que trabalham em empregos convencionais durante o dia, mas usam o seu tempo à noite não para deitar no sofá, ligar a tv e esperar mais um dia de trabalho, mas sim para exercitar seu trabalho e desenvolvimento artístico, resistam.
Vamos falar mais sobre isso nos próximos números. No Brasil é difícil viver exclusivamente do trabalho artístico ? É sim. Mas, existem caminhos ? Penso que sim.
Um consolo tive em julho passado quando estava em Buenos Aires e li uma reportagem no " Clarín", com uma famosa atriz que acabara de esteiar um espetáculo. O repórter perguntou : " Qual é o personagem dos seus sonhos,que você mais gostaria de representar ?", e ela : "O sonho de um dia poder representar qualquer personagem, por poder viver exclusivamente da minha representação".
Resistam, seja de que forma for. Grande beijo e parabéns pelo seu dia, amigo resistente : dia do trabalho

Rodrigo Rangel

Um comentário:

  1. É isso aí Rodrigo! Dez anos depois e tudo continua igual. Eu tenho esses pensamentos vez ou outra, acho que todos nós, os resistentes, temos.
    Vamos á luta!!

    ResponderExcluir